Banrisul anuncia follow on de ações em posse do RS

10 de setembro de 2019 - 16h42
Segmento: Empresas
Fonte: Lopes Filho

Após o anúncio de ontem de que o Banco Pan fará um follow on, o Banrisul também informou que realizará uma oferta pública de distribuição secundária de 96.323.426 ações ordinárias de sua emissão que estão em posse do Estado do Rio Grande do Sul, o seu acionista controlador. A informação foi divulgada depois de o banco ter sinalizado a intenção de o governo estadual realizar uma oferta para vender o excesso de sua participação até a manutenção do controle.

O preço da oferta será fixado via procedimento de bookbuilding, iniciado hoje com encerramento no dia 17.  Os recursos serão integralmente revertidos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente o controlador detém 49,39% do total do capital social do Banrisul. Após a oferta, o percentual de participação passará para 25,83%.

Para Tatiana Brandt, analista da Eleven Financial, o follow on é positivo, já que reduz a participação de um governo que passa por uma delicada situação financeira. “Gostamos da transformação pelo qual o banco passa, com foco em tecnologia para o aprimoramento dos modelos de crédito e melhora da eficiência operacional, além do importante redimensionamento em termos de estrutura de pessoal”, disse.

Após a notícia sobre a oferta pública de distribuição secundária, as ações do Banrisul chegaram a cair mais de 3% hoje.

A oferta pode ser vista como negativa para aqueles que esperavam a privatização do banco.

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.