De Olho na Abertura da Bovespa

07 de dezembro de 2017 - 09h49
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

O ceticismo com a aprovação da reforma da Previdência domina os ânimos dos investidores e provoca queda no Ibovespa futuro, que tem sinalização oposta aos principais índices acionários estrangeiros. Aparentemente os agentes deixam em segundo plano a decisão do Copom, que ontem levou a Selic para 7% a.a. e deixou em aberto a possibilidade de continuidade do ciclo de redução dos juros. Outro fator negativo que pode ter impacto em determinadas ações na B3 é a queda de 7,5% dos contratos futuros de minério de ferro na China.

As bolsas europeias tentam se recuperar das perdas recentes, com investidores ignorando os fracos dados da produção industrial alemã, que caiu 1,4% em outubro, além de deixar de lado as tensões com a falta de um acordo nas negociações para o Brexit.

Às 9h48, o Ibovespa futuro registrava baixa de 1,37%.

De acordo com a FGV, o IGP-DI variou 0,80%, em novembro. A variação registrada em outubro foi de 0,10%. Em novembro de 2016, a variação foi de 0,05%. A taxa acumulada em 2017, até novembro, é de -1,15%. Em 12 meses, o IGP-DI acumula variação de -0,33%.

Nos EUA serão anunciados os números de demissões corporativas em novembro, os pedidos de seguro-desemprego na semana até 02/dezembro, a população recebendo seguro-desemprego na semana até 18/novembro e o crédito ao consumidor em outubro.

Segundo nossa equipe de análise técnica, neste momento observa-se alternância de altas ou baixas no intervalo entre as retas de tendência, mas uma efetiva sinalização de retomada da trajetória altista anterior somente acontecerá no rompimento da reta de baixa, que neste momento passa em 75.000 pontos. Da mesma forma, uma sinalização negativa dependerá da perda da área de sustentação representada pelos fundos formados em 71.215 e 70.825 pontos.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.