De Olho na Abertura da Bovespa

11 de outubro de 2018 - 09h29
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

Véspera de feriado, dúvidas quanto ao programa econômico de Jair Bolsonaro e onda vendedora nas bolsas estrangeiras. Por outro lado, a primeira pesquisa Datafolha sobre intenções de votos mostrou larga vantagem do candidato do PSL sobre o petista Fernando Haddad, enquanto o IBGE divulgou que o comércio varejista subiu 1,3% em agosto contra julho e 4,1% ante ago/17. Sob esse cenário que os investidores devem iniciar os negócios nesta quinta-feira, com o Ibovespa futuro operando em alta.

Na Ásia as sessões foram negativas, assim como ocorre na Europa, refletindo as fortes perdas de ontem das bolsas norte-americanas. Os temores com novas altas dos juros nos EUA, que também viram se elevar as tensões comerciais com a China, servem de justificativa para o forte movimento de ajuste, que ontem provocou a terceira maior queda em pontos da história do Dow Jones.

Às 9h26, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,66%.

Na agenda interna de indicadores, segundo o IBGE, o comércio varejista nacional cresceu 1,3% frente a julho, na série com ajuste sazonal, compensando, assim, grande parte da queda de 1,5% acumulada nos últimos três meses. Nessa comparação, a receita cresceu 1,5%. Com isso, a média móvel trimestral (0,3%) reverteu o sinal negativo observado em julho (-0,5%).

Nos EUA saem os dados da inflação de setembro, com Índice de Preços ao Consumidor (CPI), sendo projetado 0,2% ao mês ou 2,4% anualizado, sairão também os pedidos de seguro-desemprego na semana até 06/outubro, a população recebendo seguro-desemprego na semana até 29/setembro e as oportunidades de emprego em agosto. Os dados americanos são importantes para a análise do FOMC na política monetária dos juros (T-bonds).

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, o Ibovespa voltou a cair depois de penetrar na reta de baixa, possivelmente em função dos elevados níveis do Indicador de Força Relativa, de modo que somente indicará a retomada da trajetória altista se ultrapassar a resistência representada pelo topo formado em 87.333 pontos. Suportes prováveis para esta realização em 82.450 e 81.891 pontos.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.