De Olho na Abertura da Bovespa

13 de junho de 2018 - 09h50
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

Segue o líder! Neste caso, estamos nos referindo ao Fed, que hoje encerra sua reunião de política monetária e deve referendar mais uma alta dos juros nos EUA. As atenções estão no discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, assim como nas indicações dos demais votantes para as próximas reuniões.

Por aqui o vencimento de contratos futuros do Ibovespa e opções sobre o índice pode trazer volatilidade extra, enquanto na agenda econômica há somente a divulgação dos dados de vendas no varejo. O Ibovespa futuro opera em direção oposta  dos principais índices internacionais, que operam em alta contida, em meio a espera pela decisão do Fed.

Às 9h42, o Ibovespa futuro registrava baixa de 0,35%.

Na agenda interna de indicadores, o IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de abril, que apresentou variação de 1,0% frente a março, na série com ajuste sazonal, após avançar 1,1% de março para fevereiro. O varejo acumulou alta de 3,4% no ano. O acumulado nos últimos doze meses cresceu 3,7%, praticamente mantendo o ritmo de março (3,8%).

Nos EUA serão divulgados os pedidos de hipotecas na MBA na semana até 09/junho, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de maio, o nível de estoques no atacado de março, o estoque de petróleo na semana até 09/junho e a reunião do FOMC, bastante aguardada pelo mercado internacional

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, o Ibovespa estreita a pequena área de indefinição, de modo que permanece a expectativa de que se conseguir superar a resistência imediata de 74.031 pontos, poderá repicar até 75.000 pontos. Da mesma forma, poderá voltar a cair até 69.100 pontos em caso de perda do suporte de 71.161 pontos.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.