De Olho na Abertura da Bovespa

13 de setembro de 2017 - 09h44
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

O Ibovespa futuro opera em queda nesta quarta-feira, realizando parte dos lucros contabilizados nas últimas sessões quando atingiu seu nível recorde. O noticiário doméstico iniciou o dia movimentado com a prisão de Wesley Batista, presidente da JBS, e a expectativa dos agentes quanto o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro.

A prisão do sócio da J&F Investimentos e presidente da JBS, Wesley Batista, executada hoje pela Polícia Federal, ocorreu no âmbito da Operação Acerto de Contas, a Segunda fase da Operação Tendão de Aquiles. Dentre outras os executivos são investigados em inquérito sobre manipulação do mercado financeiro, referente ao suposto lucro obtido com a venda de dólares às vésperas da divulgação da delação premiada dos executivos da J&F.

No exterior, as principais praças acionárias operam sem direção comum. Nos EUA, o índice DJIA aponta uma abertura negativa, com os investidores repercutindo uma falha no sistema de reconhecimento facial do novo iPhone. Já na Europa, a maior parte das bolsas tenta se manter no campo positivo, diante da análise do nível taxa de desemprego do Reino Unido em julho, da produção industrial da Zona do Euro e do CPI da Alemanha no mesmo mês.

Às 9h37, o Ibovespa futuro registrava queda de 0,35%.

Sobre a agenda de indicadores internos, segundo o IBGE, em julho, o setor de serviços recuou 0,8% frente a junho (na série com ajuste sazonal), após ter crescido 1,3% em junho e 0,3% em maio. Na série sem ajuste sazonal, em relação a julho de 2017, o setor de Serviços teve queda de 3,2%, depois de recuar em junho (-3,0%) e maio (-1,9%). A taxa acumulada no ano está em -4,0% e a dos 12 meses, em -4,6%.

O IPC-FIPE,que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,05% na primeira quadrissemana de setembro, perdendo força em relação ao aumento de 0,10% verificado no fechamento de agosto.

Nos EUA, os pedidos de hipotecas na MBA subiram 9,9% na semana até 09/setembro. Enquanto, o índice de preços ao produtor cresceu 0,2% em agosto. Ainda hoje será informado o estoque de petróleo na semana até 09/setembro.]

Segundo nossa equipe de análise técnica, o Ibovespa manteve sua trajetória altista, apesar dos excessivamente elevados níveis do Indicador de Força Relativa e exagerado afastamento em relação às suas Médias Móveis de 18 e 30 dias, mas é uma situação de risco porque poderá dar chance para um congestionamento ou correção proporcional.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.