De Olho na Abertura da Bovespa

14 de setembro de 2018 - 09h23
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

Na alternância de pregões positivos e negativos da semana, período no qual o Ibovespa acumula desvalorização de 2,3%, a sexta-feira deve se iniciar com valorização, conforme apontam os contratos futuros do índice. A performance acompanha a tendência das bolsas estrangeiras, mas as especulações sobre o cenário político podem tornar os investidores mais cautelosos, uma vez que hoje à noite será divulgada mais uma pesquisa de intenções de votos do Datafolha.

Os principais índices acionários europeus e futuros de Nova York operam em alta, amparados pelas perspectivas de evolução nas tratativas comerciais entre EUA e China, enquanto aguardam a agenda de indicadores econômicos norte-americanos.

Às 9h20, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,64%.

Na agenda interna de indicadores econômicos, de acordo com a FGV, o IGP-10 variou 1,20% em setembro, superior à alta de 0,51% registrada em agosto. O índice acumula alta de 7,89% no ano e de 9,66% em 12 meses. Em setembro de 2017, o índice havia registrado elevação de 0,39% e acumulava queda de 1,66% em 12 meses.

Já o IBGE apurou que o setor de serviços caiu 2,2% em julho frente ao mês anterior, após também recuar 3,4% em maio e avançar 4,8% em junho (série com ajuste sazonal). Em comparação a julho de 2017 (série sem ajuste sazonal), o setor de serviços variou -0,3%, quinta taxa negativa do ano nesse tipo de confronto.

Nos EUA serão divulgados os números de agosto das vendas no varejo, o Índice de Produção Industrial e o Nível de Utilização da Capacidade, além do nível de estoque das empresas em julho e o Índice de Confiança da Universidade de Michigan de setembro.

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, o Ibovespa continua oscilando nas proximidades do suporte situado em 74.276 pontos, que for perdido indicará possibilidade de manutenção do padrão baixista caracterizado pela formação de topos e fundos em níveis cada vez menores, com o próximo objetivo representado pela principal reta de sustentação (72.500 pontos).

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.