De Olho na Abertura da Bovespa

16 de abril de 2018 - 09h35
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

Apesar das tensões no Oriente Médio, após ataque dos EUA e aliados na Síria, os contratos futuros do Dow Jones operam em alta. A avaliação de que o episódio foi pontual e não um início de guerra sustenta os leves ganhos na bolsa norte-americana.

Por aqui os investidores avaliam a pesquisa Datafolha sobre intenções de voto para as eleições presidenciais deste ano, na qual Lula ainda apareceu na frente nos cenários nos quais foi inserido. Nos demais, Jair Bolsonaro e Marina Silva seriam os mais votados, mas há grande dispersão de preferência entre os candidatos. A volatilidade ainda pode ser incrementada pelo vencimento de opções sobre ações nesta sessão, além da proximidade do vencimento de contratos futuros sobre Ibovespa, que ocorrerá na quarta-feira.

Às 9h30, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,11%.

Sobre a agenda de indicadores internos, segundo a Pesquisa Focus, as expectativas para o IPCA passaram de 3,53% para 3,48% em 2018 e recuou para 4,07% em 2019. A taxa de juros Selic teve suas expectativas mantidas em  6,25% ao final de 2018 e 8,00% no encerramento de 2019. O PIB teve suas projeções de crescimento alteradas de 2,80% para 2,76% em 2018 e mantida em 3,0% em 2019.

O IGP-10 de abril apresentou variação de 0,56% em abril, percentual superior à alta de 0,45% registrada em março. Com este resultado, o índice acumula alta de 2,04% no ano e de 1,31% em 12 meses. Em abril de 2017, o índice havia caído 0,76% e acumulava alta de 3,89% em 12 meses.

Já o IPC-S da 2ª quadrissemana de abril apresentou variação de 0,35%1, 0,04 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação. Nesta apuração, quatro das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Habitação (0,32% para 0,44%).

Nos EUA serão divulgados os números das vendas no varejo em março, o Índice de Produção de NY de abril, o nível de estoques nas empresas em fevereiro, o Índice do Mercado de Habitação (NAHB) de abril e o fluxo líquido de capitais de fevereiro.

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, no encerramento da semana a análise do gráfico diário do Ibovespa mostrava que a reação no interior do canal de baixa não foi suficiente para romper seu lado superior, de modo que não se confirmou a reversão da tendência por ele representada. Isto significa possibilidade de novas oscilações no interior da figura, não sendo, porém, afastada a possibilidade uma queda até as proximidades de sua base (mais ou menos 82.300 pontos).

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.