De olho na Abertura da Bovespa

22 de agosto de 2019 - 09h42
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

As bolsas europeias e os índices futuros das bolsas de Nova York operam majoritariamente em baixa à medida que uma inversão da curva de juros dos Treasuries de 2 e 10 anos, a segunda em uma semana, reavivou os temores sobre uma recessão mais adiante. O acontecimento veio após o FED reiterar em sua ata divulgada ontem que o corte de juros anunciado no fim de julho foi um ajuste de meio de ciclo e não necessariamente uma indicação de que mais reduções virão. Na Europa, o BCE também divulgou a ata da sua última reunião de política monetária, dizendo que os dirigentes concordam que é preciso manter uma postura acomodatícia por um período prolongado. O documento informou que um possível pacote de estímulos pode incluir cortes de juros e nova compra de ativos. Um dos motivos para a postura é que a provável desaceleração econômica seja mais longa do que se imaginava, segundo o Banco Central Europeu. Na agenda, tem o PMI e o índice de atividade industrial de agosto dos EUA, o início do simpósio de Jackson Hole e o índice de confiança do consumidor preliminar de agosto divulgado pela Comissão Europeia.

O S&P 500 futuro tem queda de 0,12% e o Euro Stoxx cai 0,07%. As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira, após o FED deixar em aberto o futuro das taxas de juros americanas. Os contratos futuros do petróleo operam em alta moderada um dia após o DoE divulgar que os estoques americanos caíram mais do que se previa na semana passada, mas que os volumes estocados de gasolina e destilados aumentaram.

O mercado local pode repercutir a aprovação da MP da Liberdade Econômica. Apesar da vitória do governo, um dos pontos desejados por ele, o trabalho aos domingos, não foi aprovado. Sobre o pacote de privatizações, foram divulgados apenas nove nomes de estatais que serão privatizadas, em vez das 17 que o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia anunciado. Segundo o secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, foi uma falha na comunicação, pois se tratava na verdade de 17 ativos à venda no Pipeline do Programa de Parcerias de Investimentos. Mas, de acordo com o Valor Econômico, a Petrobras também será privatizada até 2022. Quanto à reforma tributária que ainda será enviada ao Congresso, há intenções de criar-se um imposto federal sobre transações financeiras, nos moldes da extinta CPMF, para as empresas sobre a folha de pagamentos. Na agenda, tem os dados da arrecadação federal de julho e o leilão de até US$ 550 milhões no mercado à vista, a oferta swap cambial reverso no mesmo montante e o leilão de swap cambial tradicional em montante equivalente ao que não for vendido nas duas operações anteriores.

Às 9h40, o Ibovespa futuro registrava queda de 0,08%.

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, com reação no final do pregão, o Ibovespa se aproxima da sua MME200 em 101.500 e vindo acima dela poderia seguir esboçando recuperação, em direção aos 103.620. Do lado inferior, tem apoio imediato em 99.570.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.