De olho na Abertura da Bovespa

29 de novembro de 2019 - 09h45
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

As principais bolsas europeias operam em alta e os índices futuros de Nova York, em baixa, devido às incertezas quanto à tensão comercial entre EUA e China. Depois que o presidente Donald Trump sancionou a legislação que apoia as manifestações em Hong Kong, os chineses prometeram tomar contramedidas. Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor de novembro subiu 1% em comparação ao mesmo mês do ano passado. Apesar do avanço, a inflação anual permanece abaixo da meta do BCE, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%. Na agenda, tem o PMI composto chinês de novembro e a Black Friday, que fará com que as bolsas de Nova York fechem às 15h e o mercado de Treasuries, às 16h.

O S&P 500 futuro tem queda de 0,23% e o Euro Stoxx sobe 0,16%. Já as bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta sexta-feira à espera de desdobramentos das negociações comerciais entre EUA e China. Também os contratos futuros do petróleo operavam em baixa nesta madrugada.

O mercado local deve repercutir o resultado da Pnad Contínua. No trimestre até outubro, a taxa de desemprego ficou em 11,6%. Ainda, em mais um julgamento do STF, foi autorizado o compartilhamento de informações sigilosas da Receita com o MP e a PF sem necessidade de prévia autorização judicial. O resultado representa uma derrota para o presidente do Supremo, Dias Toffoli, que havia determinado a suspensão nacional de processos em andamento sobre compartilhamento de dados fiscais sem autorização da Justiça. A decisão resultou na paralisação de 935 casos só no MPF e beneficiou o senador Flávio Bolsonaro na investigação de movimentações suspeitas de R$ 1,2 milhão na sua conta e na do seu ex-motorista Fabrício Queiroz. Além disso, na agenda, tem os dados do Setor Público Consolidado e a divulgação da bandeira tarifária de dezembro.

Às 09h43, o Ibovespa futuro registrava alta de 0,09%

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, o Ibovespa se aproxima do primeiro objetivo de alta intradiário nos 108.640 e rompendo este ponto buscaria os 108.915. Do lado inferior, tem suporte marcado nos 106.900 (MME200).

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.