Fechamento dos Mercados

08 de fevereiro de 2019 - 18h25
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

O Ibovespa terminou o pregão desta sexta-feira com ganhos, recuperando parte das perdas contabilizadas nas últimas sessões. O desempenho negativo dos seus principais pares internacionais não influenciou o principal índice acionário local. Dentre outras, os agentes domésticos repercutiram a declaração do secretário de Previdência, Rogério Marinho, de que a reforma da Previdência deve ser anunciada entre os dias 19 e 21 deste mês.

A recuperação das ações da Vale contribuiu para impulsionar o desempenho do Ibovespa, em meio a uma recuperação técnica. No entanto, as maiores altas ficaram para as ações da Sabesp, em função da repercussão da notícia de que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, colocará a Medida Provisória (MP) do Saneamento para aprovação na casa. O vice-governador de São Paulo afirmou que defende emenda na MP para permitir capitalização da empresa, e que se for votada sem mudança, a companhia perde competitividade e será privatizada. As maiores quedas ficaram para AmBev, Qualicorp e Kroton.

No exterior, os mercados foram penalizados pela divulgação de indicadores econômicos aquém das expectativas na China e por preocupações com o crescimento econômico mundial, em função das declarações de Donald Trump impossibilitando à antecipação do encontro com o presidente chinês, Xi Jinping. No Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May saiu ontem das reuniões com Jean-Claude Juncker e Donald Tusk, presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, sem mostrar avanços nas negociações, a sete semanas da data limite para o Brexit.

Ibovespa fechou com alta de 0,99%, aos 95.343 pontos.

Bolsas norte-americanas: às 18h21 o Dow Jones recuava 0,58%, enquanto o Índice Nasdaq tinha queda de 0,05%.

Bolsas europeias: na Bolsa de Paris, o CAC-40 terminou o dia aos 4.962 pontos, baixa de 0,48%. Em Frankfurt, o DAX-30 apresentou recuo 1,05%, aos 10.907 pontos. Em Londres, o FTSE fechou com queda de 0,32%, aos 7.071 pontos.

Bolsas asiáticas: o índice Nikkei fechou em queda de 2,01%, a 20.333 pontos. O Hang Seng caiu 0,16%, a 27.946 pontos. O Kospi cedeu 1,20%, a 2.177 pontos. As bolsas chinesas permaneceram fechadas por conta feriado de Ano Novo Lunar.

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.