Fechamento dos Mercados

12 de fevereiro de 2019 - 18h26
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

Aproveitando o ambiente externo propício à compra de ativos de risco, o Ibovespa encerrou o pregão desta terça-feira com ganhos. O bom humor nas praças internacionais se deu pelo anúncio de um acordo prévio entre democratas e republicanos para aprovar o Orçamento norte-americano e evitar um novo shutdown. A perspectiva positiva quanto ao avanço das negociações entre EUA e China foi outro fator que impulsionou a demanda por ações ao redor do globo.

O avanço das bolsas de NY, no horário do fechamento do mercado na B3, também ocorria devido às declarações otimistas do presidente do Federal Reserve sobre a economia dos EUA. Além dos fatores já citados as bolsas europeias foram favorecidas pela divulgação de balanços acima das expectativas, como o da Michellin. No âmbito do Brexit, a volta sem maiores avanços do encontro em Bruxelas e em Dublin da primeira ministra, Theresa May, com autoridades do bloco europeu aumentam o leque de incertezas em torno do processo. Theresa May prometeu ainda à Câmara dos Comuns que haverá um novo "voto significativo" sobre o Brexit em 27 de fevereiro.

A valorização das ações dos bancos, combinadas com o desempenho altista dos papéis da Petrobras, Vale e siderúrgicas foram preponderantes para a performance do principal índice local no dia. O avanço dos preços das commodities no mercados internacional impulsionou as ações das empresas. Por outro lado, as ações da Suzano e Klabin apresentaram oscilação negativa, devido ao recuo do dólar frente ao real.

O Ibovespa fechou com alta de 1,86%, aos 96.168 pontos.

Bolsas norte-americanas: às 18h18 o Dow Jones apresentava  alta de 1,52%, enquanto o Índice Nasdaq tinha alta de 1,48%.

Bolsas europeias: na Bolsa de Paris, o CAC-40 terminou o dia aos 5.131 pontos, alta de 0,74%. Em Frankfurt, o DAX-30 apresentou avanço 1,01%, aos 11.126 pontos. Em Londres, o FTSE fechou com alta de 0,06%, aos 7.133 pontos.

Bolsas asiáticas: o índice Nikkei fechou em alta de 2,61%, a 20.864 pontos. O Xangai Composto subiu 0,68%, a 2.671 pontos. O Hang Seng fechou em alta de 0,09%, a 28.171 pontos. O Kospi subiu 0,45%, a 2.190 pontos. O índice Xangai Composto ganhou 0,68%, a 2.671 pontos.

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.