Ibovespa opera em baixa

03 de dezembro de 2019 - 12h30
Segmento: Mercados
Fonte: Lopes Filho

O Ibovespa opera em baixa nesta terça-feira, mas registrando oscilações modestas. A bolsa brasileira chegou a exibir ganhos impulsionados pelo crescimento da economia no terceiro trimestre. No entanto, o principal índice acionário local perdeu força e passou operar em campo negativo diante das incertezas na disputa comercial sino-americana. Na cena interna, o PIB no 3T19 cresceu 0,6% em relação ao segundo trimestre, e subiu 1,2% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, ambos resultados acima das expectativas. No exterior, o clima de cautela predomina, diante das declarações do presidente norte americano, Donald Trump, sobre a relação comercial com a Europa e China. Trump afirmou que não há urgência e que pode ser melhor esperar até depois das eleições de 2020 para fechar um acordo comercial com a China. Além disso, o presidente americano disse que irá tarifar os vinhos franceses e “todo o resto”.

No âmbito corporativo, a perspectiva de que um acordo comercial entre EUA e China fique apenas para 2020 penaliza as ações de empresas exportadoras de commodities. Apesar do PIB do 3T19 acima das expectativas, as ações de varejistas também operam em baixa, em um movimento de realização de lucros, após as recentes altas na esteira da Black Friday. Na outra ponta, as ações do BB operam em alta, diante da notícia que a privatização da empresa estaria sendo avaliada pela equipe econômica.

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.