Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registra avanço em agosto

22 de agosto de 2019 - 10h28
Segmento: Macroeconomia
Fonte: Lopes Filho

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas avançou 1,1 ponto em agosto, ao passar de 88,1 para 89,2 pontos.

No mês, a satisfação em relação ao momento atual melhorou enquanto as expectativas em relação aos próximos meses pioraram novamente. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 3,4 pontos, para 78,7 pontos, influenciado principalmente pelo indicador que mede o grau de satisfação com a economia, que subiu 1,9 ponto. Já o índice de Expectativas (IE) caiu 0,5 ponto, para 97,2, pontos.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede o otimismo das famílias com a situação financeira nos próximos meses ao avançar 7,1 pontos, foi o que mais contribuiu para a alta da confiança em agosto.  

A análise por faixas de renda mostra que houve aumento da confiança dos consumidores com menor poder aquisitivo (renda familiar mensal até R$ 4.800) e queda para os consumidores de mais alta renda (renda familiar mensal superior a R$ 4.800).

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.