Setor de serviços recua 0,1% em novembro

14 de janeiro de 2020 - 10h23
Segmento: Macroeconomia
Fonte: Lopes Filho

Em novembro, de acordo com o IBGE, o volume de serviços apresentou recuo de 0,1% em relação à outubro de 2019 (série com ajuste sazonal). Na comparação com novembro de 2018 (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços teve alta de 1,8%. Com esse resultado, a taxa acumulada nos últimos 12 meses e no ano ficou em 0,9%.

A ligeira variação negativa na passagem de outubro para novembro de 2019 foi acompanhada por três das cinco atividades de divulgação investigadas, com destaque para o recuo do setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,7%), pressionado pelos segmentos de transporte terrestre (-1,6%), de armazenagem e serviços auxiliares aos transportes (-1,1%) e de transporte aéreo (-3,3%).  Em sentido oposto, os “outros serviços” (1,7%) assinalaram o resultado positivo mais expressivo do mês.

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.