Vendas no varejo recuam 1,5% em dezembro

09 de fevereiro de 2018 - 11h34
Segmento: Macroeconomia
Fonte: Lopes Filho

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), pelo IBGE, o comércio varejista nacional registrou queda de 1,5% nas vendas no varejo em comparação com novembro de 2017. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o crescimento foi de 3,3% em dezembro de 2017, nona taxa positiva seguida. O volume de vendas no acumulado de janeiro-dezembro cresceu 2,0%, o maior resultado desde dezembro de 2014 (2,2%).

Das oito atividades pesquisadas, seis apresentaram variação negativa, em relação do mês anterior, com destaque para Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,3%), Livros, jornais e papelaria (-4,0%), Hipermercados,supermercados,produtos alimentícios,bebidas e fumo (-3,0%) e Móveis e eletrodomésticos (-2,7%). Por outro lado, sinalizando avanço nas vendas frente a novembro de 2017, estão Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,5%).

A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. não se responsabiliza pelo conteúdo, notícias, opiniões, informações, indicações, dentre outros de nossos parceiros e/ou referências.